- Esclarecendo a Violêcia Escolar - Bullying
O que é Bullying?
Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física, psicológicos, intencionais e repetitivos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo(s) incapaz(es) de se defender.
Onde o Bullying ocorre?
O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de Bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.
Quais são as consequências possíveis para os alvos?
As crianças que sofrem Bullying, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em espacial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportameno agressivo. Mas tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o Bullying nop trabalho. Em casos estremos, alguns deles poderão tentar ou a cometer suicídio.
E para os autores?
Aqueles que praticam o Bullying contra seus colegas poderão levar para a vida o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no meio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho e também, podendo vir a cometer atos de delinquência e criminosos.

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física, psicológicos, intencionais e repetitivos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo(s) incapaz(es) de se defender.
Onde o Bullying ocorre?
O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de Bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.
Quais são as consequências possíveis para os alvos?
As crianças que sofrem Bullying, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em espacial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportameno agressivo. Mas tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o Bullying nop trabalho. Em casos estremos, alguns deles poderão tentar ou a cometer suicídio.
E para os autores?
Aqueles que praticam o Bullying contra seus colegas poderão levar para a vida o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no meio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho e também, podendo vir a cometer atos de delinquência e criminosos.

- Casos Reais
As práticas do Bullying no ambiente escolar também se referem às agressões de caráter físico. Um dos casos mais chocantes de Bullying escolar foi o de Curtis Taylor, um a
luno do oitavo ano da escola secundária de Iowa, Estados Unidos. Curtis foi vítima de Bullying por três anos consecutivos: era espancado nos vestiários da escola, suas roupas eram sujas com leit achocolatado e seus pertences, vandalizados. Curtis não resistiu ao sofrimento e humilhação e se suicidou em 1993. Este não foi um caso isolado. Na década de 90, os Estados Unidos se depararam com uma onda de tiroteios em escolas, realizados por aluns que intitulavam-se por vítimas do Bullying.

- Passos para solucinar a violência escolar
São nas crenças, atitudes e reações dos mestres e na dicisão do que se passa efetivamente no ambiente escolar que um novo olhar de todos os professores, pais e poder público, deve ser pro-ativo e, desde logo, vale começar por uma questão fundamental: d ond vm a violência? E, em seguida, levantar dúvidas do tipo: onde a exclusão social se manifesta de modo mais acentuado na violência escolar? Onde as causas? Onde as soluções? As respostas que nos vem à consciência nos mostram que as ecolas não ficam isoladas do contexto social uma vez que, estão muito próximas das famílias e da sociedade. As boas esperiências de superação da violência escolar sairão, pois, do interior dos próprios estabelecimentos de ensino. Todos sabemos que nada disso é fáci. E a primeira tarefa é sairmos do discurso e ingressarmos na ação correta. Então, com o fim de colaborar com essa missão, eis alguns passos em direção ao qu chamria aqui de práxis cidadã:
- O primeiro passo, certamente, poder ser o de seguir alguns pocedimentos de gestão participatica, como o de ouvir alguns segmentos envolvido na comunidade escolar, em especial, os alunos.
- O segundo passo é o de explicitar as contradições existentes na escola.
- Um terceiro passo é o de trabalhar as contradições internas da escola.
- Para que, em um quarto momento, possa propor melhorias para as relações humanas.
- Um quinto procedimnto é o de organizar comissões para aprofundar as discussões sobre violência e sobre a segurança na escola.
- E, por fim, duas ações são fundamentais para uma escola com menos violência e mais cidadania: os diretores devem abrir as escolas para dentro e para fora, e fazer funionar, sem medo e efetivament, as estruturas democráticas das escolas para que assm tenhamos um ambiente escolar mais justo e acima de tudo formarmos pessoas melhores.
- Teste - A violência na escola
A seguir, algumas questões para sua reflexão. Na sua escola:
- Todas as pessoas (alunos,professores, funcionários, pais...) são respeitados?
- Os professores tem se atualizado, visando um ensino de qualidade?
- Os temas da violência e dos direios dos cidadãos fazem parte integrante do currículo escolar?
- A escola oferece palestras e cursos sobre o tema da violência?Esses eventos têm contato com a participação da família e da comunidade?
- As diferentes opiniões são respeitadas?
- As famílias têm assumido o seu papel na formação de seus filhos?
- As expressões dos alunos sobre as mais variadas situações têm sido incentivadas?
Se você respondeu sim à maioria das perguntas, ótimo! Sua escola exercita todos os requisitos para diminuir cada vez mais a violência escolar, preservando os direitos de cada um e aumentando a proximidade com as famílias dos alunos tentando solucionar os diversos problemas criatividade e coletivismo.
___________________________________________________ postado por Bianca Motta
- Todas as pessoas (alunos,professores, funcionários, pais...) são respeitados?
- Os professores tem se atualizado, visando um ensino de qualidade?
- Os temas da violência e dos direios dos cidadãos fazem parte integrante do currículo escolar?
- A escola oferece palestras e cursos sobre o tema da violência?Esses eventos têm contato com a participação da família e da comunidade?
- As diferentes opiniões são respeitadas?
- As famílias têm assumido o seu papel na formação de seus filhos?
- As expressões dos alunos sobre as mais variadas situações têm sido incentivadas?
Se você respondeu sim à maioria das perguntas, ótimo! Sua escola exercita todos os requisitos para diminuir cada vez mais a violência escolar, preservando os direitos de cada um e aumentando a proximidade com as famílias dos alunos tentando solucionar os diversos problemas criatividade e coletivismo.

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